Descrição
O Extrato de nogueira é um corante extraído de matéria orgânica em processo de fossilização, resultando em partículas grandes que ficam na camada mais superficial da madeira. Esse tingimento superficial realça o desenho dos veios, oferecendo uma gama de tons que vão do caramelo ao marrom bem escuro, sem penetrar profundamente nas fibras.
Por não se fixar de forma imediata, o Extrato de nogueira facilita a correção de eventuais manchas, bastando um pano úmido para clarear o tom. Ideal para móveis, pisos e portas em ambientes internos, este corante natural é perfeito para quem deseja um acabamento autêntico, valorizando a madeira com um toque envelhecido.
Indicação
Indicado para tingir madeira em área interna: móveis, pisos, portas, janelas, brinquedos, instrumentos musicais, artesanato, peças de decoração e madeira em geral.
Características
- Destaca veios da madeira e confere aspecto envelhecido
- Tinge a madeira com tons de caramelo ao marrom bem escuro
- Não seca imediatamente, permitindo correções fáceis
- Tingimento superficial que realça o desenho dos veios
- Possibilita remoção total e efeitos de pátina sobre pintura
Propriedades
- Aparência: envelhecida, fosca
- Escurece a madeira: 4/4 estrelas
- Resistência ao sol: 4/4 estrelas
- Resistência à água: 0/4 estrelas
- Resistência a riscos: 0/4 estrelas
- Contato direto com alimentos: não
- Embalagens: 1 litro
- Validade: 36 meses
Composição
Turfa mineral, água e preservante.
Informações para aplicação
- Tingir a madeira é um trabalho de tentativa e erro. Use um pedaço de madeira extra para testar diferentes diluições do extrato de nogueira, ver a cor final e aprender a aplicar o tingimento na madeira.
- Rendimento: até 12m²/litro por demão
- Demãos: 1 a 2
- Ferramentas para aplicação: pincel, pano limpo e seco
- Secagem: entre demãos: 2 horas; completa: 2 horas
- Diluição: diluir em qualquer proporção com água
Instruções para aplicação
Preparação da madeira
A superfície deve estar seca (a umidade da madeira deve estar abaixo de 15%), limpa de qualquer partícula ou sujeira. O extrato pode ser aplicado sobre tinta para criar efeito envelhecido (não funciona sobre óleos e vernizes).
Preparação do Extrato de nogueira
O Extrato de nogueira pode ser diluído com água. Puro, ele ebaniza a madeira; diluído, confere tons de caramelo ao marrom bem escuro. Quanto mais diluído mais claro o tom.
Para diluir
Em um pote de vidro, despeje uma pequena quantidade de extrato de nogueira e dilua aos poucos até obter o tom desejado.
Teste
Sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e a cor final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.
Aplicação
Os passos 1, 2 e 3 equivalem a uma demão. Repita os passos de acordo com o número de demãos sugerido e respeitando o intervalo entre elas.
- Molhe o pano/pincel com extrato de nogueira e espalhe sobre a madeira, seguindo os veios. Se quiser um tom mais escuro, aguarde até que o extrato esteja seco antes de aplicar o acabamento. Para deixar o tom mais claro e uniforme, esfregue um pano limpo no sentido dos veios logo após espalhar o extrato na madeira.
- Se precisar corrigir manchas e defeitos, molhe um pano com água e esfregue sobre a madeira. Isto remove a maior parte do extrato.
- Aguarde até que o extrato de nogueira esteja totalmente seco – no mínimo 2 horas – antes de aplicar o acabamento.
Limpeza do pincel
Limpe logo após o uso com água e detergente.
Cuidados com o acabamento
O extrato de nogueira sai com água. Aplique um acabamento impermeabilizante (óleo ou verniz) para que o tingimento não saia.
Armazenamento
Mantenha a embalagem deste produto bem fechada, ao abrigo do sol e umidade, fora do alcance de crianças e animais.
Descarte do produto
Não descarte o extrato de nogueira pelo ralo, mantenha as sobras do produto na embalagem original bem fechada para uso posterior ou descarte em local apropriado. A embalagem vazia pode ser reciclada.
Perguntas frequentes
Posso usar o extrato de nogueira em tábuas de corte e utensílios de cozinha?
Não recomendamos. Calor e limpeza constantes podem soltar o pigmento.
O que aplicar para fixar o extrato de nogueira na madeira? Precisa aplicar alguma coisa?
Se não houver um acabamento sobre o tingimento, o extrato de nogueira mancha quando molhado. Recomendamos aplicar verniz (Artefice, Tru-spar) ou óleo (Decking, Mobili e Originale). As ceras também podem ser usadas com cuidado, porque a água pode penetrar no acabamento e deixar manchas.
Posso diluir o extrato em verniz para fazer um verniz tingido?
Não recomendamos. O tingimento fica muita claro e altera as propriedades do verniz.
É possível ebanizar a madeira com Extrato de nogueira?
Muitas demãos de extrato podem impedir que verniz ou óleo tenham a adesão necessária à madeira. Não recomendamos aplicar mais de duas demãos e a cor chega a marrom escuro, não preto. A aplicação de óleo (Olio per mobili, Olio Originale, Olio per decking) após o extrato de nogueira escurece o tom ainda mais.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.