Descrição
O Betume da Judéia é um tipo de asfalto natural que imprime à madeira, gesso ou metal um visual envelhecido autêntico e sofisticado. Quando aplicado na madeira, além de reforçar o desenho dos veios, protege contra a descoloração provocada pela exposição ao sol. Dependendo da diluição, o resultado pode variar de um tom caramelo até um marrom-escuro profundo.
Embora seja seguro para acabamentos em peças decorativas, não é recomendado para utensílios de cozinha porque o pigmento pode se soltar devido às lavagens frequentes.
Indicação
Indicado para tingir madeira em área interna e externa, metais e gesso.
Características
- Destaca veios da madeira e confere aspecto envelhecido
- Não mancha com água
- Auxilia na impermeabilização e na proteção contra o sol
- Apto para brinquedos (6+) e ambientes com pessoas, animais e plantas
- Pode ser misturado a óleos e vernizes base solvente para tingir e proteger
Propriedades
- Aparência: envelhecida, acetinada
- Escurece a madeira: 4/4 estrelas
- Resistência ao sol: 4/4 estrelas
- Resistência à água: 4/4 estrelas
- Resistência a riscos: 0/4 estrelas
- Contato direto com alimentos: não
- Embalagens: 1 litro
- Validade: 36 meses
Composição
Asfalto natural e solvente.
Informações para aplicação
- Tingir a madeira é um trabalho de tentativa e erro. Use um pedaço de madeira extra para testar diferentes diluições do betume da Judéia, ver a cor final e aprender a aplicar o tingimento na madeira.
- Rendimento: até 12m²/litro por demão
- Demãos: 1 a 2
- Ferramentas para aplicação: pincel, pano limpo e seco
- Secagem: entre demãos: 2 horas; completa: 2 horas
- Diluição: diluir em qualquer proporção com Olio Fluido, limoneno, aguarrás ou terebentina
Instruções para aplicação
Preparação da madeira
A superfície deve estar seca (a umidade da madeira deve estar abaixo de 15%), limpa de qualquer partícula ou sujeira e sem acabamento.
Preparação do Betume da Judéia
O betume da Judéia pode ser diluído com Olio Fluido, limoneno, aguarrás ou terebentina. Puro, ele deixa um tom marrom escuro; diluído, confere tons de caramelo a marrom avermelhado. Quanto mais diluído mais claro o tom.
Para diluir
Em um pote de vidro, despeje uma pequena quantidade de betume da Judéia e dilua aos poucos até obter o tom desejado.
Armazene o betume pronto em um frasco bem fechado e em ambiente fresco, longe de fontes de calor, faíscas e outras fontes de ignição. O betume líquido é inflamável.
Teste
Sempre faça um pequeno teste antes de aplicar na peça que será acabada para avaliar o trabalho necessário e a cor final. Se você não tiver uma madeira extra, escolha uma parte que não aparece muito – o verso do tampo de uma mesa, por exemplo – para fazer os testes de acabamento.
Segurança
O betume líquido é inflamável. Não exponha a embalagem a calor, não fume durante a aplicação nem trabalhe em ambiente fechado ou com chama aberta.
Aplicação
Os passos 1, 2 e 3 equivalem a uma demão. Repita os passos de acordo com o número de demãos sugerido e respeitando o intervalo entre elas.
- Molhe o pano/pincel com betume da Judéia e espalhe sobre a madeira, seguindo os veios. Se quiser um tom mais escuro, aguarde até que o betume esteja seco antes de aplicar o acabamento. Para deixar o tom mais claro e uniforme, esfregue um pano limpo no sentido dos veios logo após espalhar o betume na madeira.
- Se precisar corrigir manchas e defeitos, molhe um pano com o solvente que escolhido e esfregue sobre a madeira. Isto remove a maior parte do betume.
- Aguarde até que o betume da Judéia esteja totalmente seco – no mínimo 2 horas – antes de aplicar o acabamento.
Limpeza do pincel
Limpe logo após o uso com um de nossos solventes ou aguarrás.
Cuidados com o acabamento
O betume da Judéia sai com solvente e alguns produtos de limpeza. Aplique um acabamento impermeabilizante (óleo ou verniz) para que o tingimento não saia.
Armazenamento
Mantenha a embalagem deste produto bem fechada, ao abrigo do sol e umidade, longe de fontes de calor e chama e fora do alcance de crianças e animais.
Descarte do produto
Não descarte o betume pelo ralo, mantenha as sobras do produto na embalagem original bem fechada para uso posterior ou descarte em local apropriado. A embalagem vazia pode ser reciclada.
Perguntas frequentes
Posso usar o betume da Judéia em tábuas de corte e utensílios de cozinha?
Não recomendamos. Calor e limpeza constantes podem soltar o pigmento.
Posso diluir o betume em óleo para tingir a madeira? E em verniz?
Sim, é possível diluir o betume tanto em óleo quanto verniz. Os óleos recomendados são Decking, Mobili e Originale e no verniz Tru-spar.
Qual é a cor mais clara que o betume da Judéia chega?
Bastante diluído, o betume pode chegar a um tom caramelo ou castanho-claro.
É possível ebanizar a madeira com betume da Judéia?
Com algumas demãos de betume puro, o acabamento é um marrom escuro quase preto, semelhante a ebanização. Sobre este tingimento, aplique verniz (Artefice, Tru-spar).
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.