A aparência da madeira é definida pela forma como a luz interage com sua superfície. Um acabamento modifica essa interação de duas maneiras principais:
- Escurecer o tom (ligado à absorção): Uma superfície de madeira crua espalha muita luz, parecendo mais clara. Um acabamento preenche os poros da madeira, criando o "efeito molhado". Isso faz com que mais luz seja absorvida pelas fibras em vez de ser refletida. Como menos luz retorna aos nossos olhos, percebemos a madeira como tendo um tom mais escuro.
- Realçar os veios (ligado à refração): Este efeito, também conhecido como profundidade ou tridimensionalidade, ocorre quando o acabamento torna as fibras superficiais da madeira mais translúcidas. A luz penetra (sofre refração) e viaja por entre os veios, que têm diferentes densidades e orientações. A luz é refletida de volta em múltiplos ângulos, criando um efeito vibrante que faz o desenho natural da madeira "saltar" aos olhos.
Como cada tipo de acabamento influencia a aparência
1. A Influência dos Óleos
Os óleos são acabamentos que penetram nas fibras da madeira, saturando-as.
- Realce dos veios: excelente. Esta é a principal característica dos óleos. Ao saturar as fibras, eles maximizam a refração da luz, criando um efeito de profundidade e um realce incomparável dos veios. O resultado é um brilho que parece vir "de dentro" da madeira.
- Escurecimento do tom: significativo. Devido ao "efeito molhado" que maximiza a absorção de luz, todos os óleos escurecem o tom natural da madeira.
- Exemplos: Os óleos Originale e Mobili são exemplos clássicos. Eles "realçam a cor e o desenho dos veios" e, ao mesmo tempo, escurecem o tom da madeira, entregando os dois efeitos de forma intensa. O Iron Oil escurece um pouco menos o tom e entrega o mesmo realce dos veios.
2. A Influência de um verniz à base de solvente
Vernizes à base de solvente criam um filme protetor sobre a madeira.
- Realce dos veios: bom. O filme liso do verniz permite que a luz passe de forma uniforme, realçando os veios mais do que na madeira crua. No entanto, o efeito é mais superficial, pois a luz interage principalmente com o filme, e não com as fibras saturadas.
- Escurecimento do tom: moderado. Geralmente, as resinas e óleos na composição desses vernizes têm uma coloração naturalmente âmbar, que aquece e escurece o tom da madeira.
- Exemplo: O verniz Tru-spar é um verniz naval que forma um filme flexível. Ele escurece moderadamente o tom da madeira e realça os veios de forma eficaz, com um brilho que vem da superfície do acabamento.
3. A Influência de um verniz à base d'água
Vernizes à base d'água também criam um filme, mas são formulados para serem mais neutros.
- Realce dos veios: leve. Eles oferecem clareza e tornam o veio mais nítido do que na madeira crua, mas sem criar o efeito de profundidade de um óleo ou o aquecimento de um verniz à base de solvente.
- Escurecimento do tom: Mínimo. Sua principal característica é a transparência. Eles são projetados para proteger a madeira com o mínimo de alteração visual.
- Exemplo: O verniz Artefice é a melhor representação deste conceito. Ele foi formulado para que "quase não altera a cor original da madeira". Sua função é proteger, mantendo o tom original da madeira o mais fiel possível.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.