O acabamento para acessórios pessoais de madeira (clutches, relógios, óculos) precisa ser especialmente resistente ao manuseio, suor e atritos, sem abrir mão da elegância. A proteção correta é essencial para garantir a beleza e a vida útil da peça.
Para escolher o acabamento ideal para peças de madeira, é fundamental considerar o tipo de proteção desejada:
- os óleos com resina (Danish Oils como Olio per mobili, Olio Originale e Iron Oil) oferecem boa proteção contra umidade e suor, com proteção UV moderada. O Olio per decking tem excelente proteção UV.
- os vernizes também protegem contra umidade e suor e se destacam por criar uma película resistente que protege contra atrito e riscos
- os óleos e vernizes naturais protegem contra umidade e suor e são excelentes opções quando o principal fator de escolha é um produto natural e "sem química". Estes produtos têm um tempo de cura bem maior
- as ceras podem ser usadas em peças com pouco desgaste ou para melhorar a sensação de toque das peças com óleo ou verniz
Os produtos mais indicados
Os óleos com resina (Danish Oils) tem boa proteção contra umidade e suor, boa proteção UV, média proteção à abrasão e riscos. Têm tempo de cura menor que os óleos naturais.
- Olio per mobili (fosco), toque sedoso e aspecto super natural
- Olio Originale (acetinado), maior lustro com aspecto natural
- Olio per decking (acetinado), se for preciso maior proteção UV
- Iron Oil (acetinado) combina óleo, resina e cera naturais, tem excelente proteção contra umidade e suor e toque sedoso
Os vernizes Artefice e Tru-spar além da proteção contra umidade e suor, formam uma película mais resistente a riscos:
- Verniz Artefice (brilhante), toque sedoso e afeta pouco o tom da madeira
- Tru-spar (brilhante e acetinado), proteção com maior resistência para uso intenso e excelente proteção UV
Outras opções
- Óleo de tungue (acetinado) tem boa proteção e destaca bem os veios da madeira
- Olio Brasile (acetinado), boa proteção, escurece a madeira menos que o óleo de tungue
- O óleo de linhaça dá um tom amarelado "quente" à madeira
- Verniz a óleo (acetinado) não forma filme, tem proteção e tempo de cura semelhantes aos do Iron Oil.
- A goma laca indiana e a Laca natural são vernizes naturais que dão brilho e um tom quente à madeira. São rápidos para aplicar, tem boa proteção contra riscos mas não são resistentes à umidade.
Aparência e proteção extra
Para um resultado que destaca a madeira e coloca uma camada extra de proteção contra riscos e manuseio, você pode combinar a aplicação de um óleo seguido de um verniz.
- Primeiro, aplique um óleo como o Olio Originale ou o Olio per mobili para realçar a cor e os veios da madeira.
- Aguarde a cura completa do óleo.
- Depois, aplique um verniz resistente por cima, como o Tru-spar ou Artefice, para adicionar uma camada extra de proteção contra riscos.
Combinar com cera
O melhor uso das ceras é após a aplicação de óleo ou verniz para dar mais profundidade de cor ao acabamento e melhorar a sensação de contato com a madeira.
- A cera Artefice Antique combina óleo de linhaça com cera de abelha e tem um acabamento clássico que destaca o desenho dos veios. A umidade altera o brilho da cera, mas ele pode ser restaurado com polimento depois que a peça estiver seca.
- As ceras Artefice Supreme e Brilho+ não afetam o tom e a cor da e podem ser polidas para alto brilho
Tingimento
A melhor forma de tingir a biojóia é aplicar o pigmento antes do acabamento. Desta forma, o acabamento sela e protege a cor e a peça mantém o aspecto por mais tempo. A cor final do tingimento varia de acordo com a diluição do pigmento, com a espécie da madeira e o lixamento que é feito. Faça testes!
- O extrato de nogueira alcança variações do caramelo ao marrom bem escuro dependendo da diluição, destaca os veios e é fosco. É solúvel em água e deve ser bem selado para evitar que manche
- O betume da Judéia tem variações de caramelo a marrom bem escuro, com tons mais quentes que o extrato e tem lustro. É solúvel em aguarrás, resiste mais à umidade e deve ser bem selado para evitar que manche
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.