Dúvidas gerais
Os óleos escurecem o tom da madeira. Como saber o que vai acontecer na minha peça?
Umedeça um pano com álcool e esfregue na madeira. A madeira úmida dá uma ideia aproximada do efeito que o óleo vai ter no tom da madeira. Este teste vale para todos os óleos e evita a surpresa de ver depois da aplicação que o tom da madeira escureceu demais ou de um jeito que você não queria.
Posso aplicar óleo sobre seladora? E verniz? E cera?
Os óleos devem ser aplicados na madeira sem acabamento para que sejam absorvidos. Aplicá-los sobre seladoras ou vernizes impede que isso aconteça, por isso não recomendamos aplicar óleo sobre outro acabamento.
Entendi, mas tenho uma peça com verniz gasto e quero usar óleo para deixá-la bonita de novo. Pode?
Nesta situação, o óleo vai dar um lustro e uma aparência mais agradável para a peça, mas não acrescenta proteção. Opte pelos óleos "meio a meio" ou pelo GIF White Oil/Olio per ceppi. Antes de aplicar na peça toda faça um teste numa área pequena para ver se o óleo mancha ou reage com o verniz.
Se o verniz estiver rachado, trincado ou descascando, aplicar o óleo vai ressaltar os problemas.
Posso aplicar os óleos sobre resina epóxi?
Sim, o óleo aumenta o lustro da resina. É comum aplicar o Olio per mobili, Originale e Iron Oil.
Os óleos afetam a cola usada nas minhas peças? E a massa de calafetar?
Não.
Posso aplicar óleo em MDF? E MDF revestido com folha de madeira? E compensado?
Não se deve aplicar óleo em MDF. O acabamento adequado para proteger MDF é verniz porque ele forma um filme na superfície da chapa.
Você pode aplicar óleo no MDF revestido com folha de madeira para destacar os veios da madeira, a proteção do óleo é mínima neste caso. Opte pelos óleos com resina (Decking, Originale, Mobili, Iron Oil). Para proteger o MDF revestido use verniz.
Você pode aplicar óleo em compensado normalmente. Como ele é bastante poroso, opte pelos óleos com resina (Decking, Originale, Mobili, Iron Oil) para um trabalho mais rápido e maior proteção.
Qual a diferença entre óleo e verniz?
O óleo protege a madeira por um processo de impregnação. Ele é absorvido, preenchendo os poros nos primeiros milímetros abaixo da superfície. Após ser absorvido, ele endurece (cura) dentro das fibras, transformando a própria camada superficial da madeira em uma barreira resistente e impermeável.
O resultado é uma superfície que mantém o toque e a aparência natural, pois não há um filme plástico por cima. Como não forma um filme, o acabamento não racha nem descasca, e a manutenção de áreas gastas é muito mais simples.
O verniz, por outro lado, protege a madeira criando uma camada (ou filme) sobre a superfície. Esse filme sela os poros da madeira, criando uma barreira física entre a madeira e o ambiente.
O resultado é uma superfície mais 'selada', que geralmente oferece maior resistência inicial a riscos e atrito. A desvantagem é que, se este filme for danificado, o reparo é mais complexo, geralmente exigindo o lixamento de toda a peça para uma nova aplicação uniforme.
O que saber antes de aplicar o óleo
Posso aplicar os óleos com pistola de pintura?
Não. A forma mais simples de espalhar o óleo na madeira é com um pincel (qualquer um). Também é possível usar um rodinho, esponja abrasiva e pano encharcado com óleo.
Posso proteger a peça/piso/deck com plástico para evitar que molhe?
Não. A madeira deve ficar em ambiente com bastante ventilação para que a cura do óleo aconteça sem problemas. Da mesma forma, não é possível embalar uma peça com papel, papelão, plástico ou de qualquer outra forma que limite a ventilação até que o óleo esteja curado.
Como fazer o óleo curar mais rápido?
O tempo de cura depende da temperatura (mais calor, mais rápido), umidade (mais umidade, mais devagar), ventilação (quanto maior, mais rápido). Você pode controlar o ambiente onde o óleo está sendo aplicado para ajustar estas variáveis. Se estiver usando óleos naturais, com a exceção do óleo de tungue, você pode misturar um secante para tintas a óleo para acelerar a cura.
Aplicação
Como saber se o óleo está completamente curado?
Lixe levemente a superfície da madeira com lixa fina ou esponja abrasiva. Se o pó sair seco e claro, está curado. Se grudar na lixa, ainda não.
Dá para reutilizar os panos usados para retirar o excesso de óleo?
Você pode lavar os panos e tentar reutilizar, mas os óleos não saem facilmente do tecido. O que você não deve fazer é deixar panos úmidos com óleo jogados ou amontoados para usar depois porque eles podem pegar fogo. Se quiser guardar o pano para usar depois, deixe dentro de um recipiente com tampa bem fechado.
Posso retirar o excesso de óleo com papel toalha?
Sim.
Posso transitar sobre a madeira logo após retirar o excesso de óleo?
Não. O óleo ainda está úmido e a sujeira gruda. Um tempo razoável para os óleos com resinas (Decking, Mobili e Originale) é 24 horas. Para os óleos naturais, inclusive o Iron Oil, aguarde um tempo maior.
Uso da peça e manutenção do acabamento
Posso colocar panela quente em peças acabadas com óleo?
Os óleos são resistentes a médias temperaturas (70°C - 80°C) mas não a altas temperaturas. A nossa orientação é: se você acha que a panela está quente demais e pode marcar a madeira, coloque um descanso embaixo para evitar dor de cabeça.
Problemas
O óleo está: pegajoso, soltando pó, opaco ou com manchas escuras, marcando fácil com a unha ou quando arrasta algum objeto sobre a madeira. Por quê?
Todos são sintomas do mesmo problema: excesso de óleo na superfície da madeira que não foi removido e ficou parcialmente curado. Às vezes fica apenas pegajoso, outras o que acontece é que o acabamento marca com facilidade.
A única solução para este problema é remover o excesso de óleo. Siga estes passos:
- molhe a madeira com aguarrás e esfregue uma esponja abrasiva em toda a superfície com problema. O solvente ajuda o óleo a descolar da madeira
- esfregue um pano seco e aguarde o solvente evaporar para avaliar se todo o excesso saiu (veja se ainda está grudando, a sujeira não saiu, ainda está manchado)
- se não houver mais excesso, lixe levemente a madeira para que o óleo que foi absorvido possa "respirar"
- aguarde alguns dias para ter certeza de que o cheiro saiu e o óleo está curado (lixe levemente e veja se o pó está claro e seco)
- aplique uma demão de óleo bem fina: umedeça um pano com o óleo e esfregue na madeira - esta orientação é diferente da aplicação normal do óleo
- esfregue um pano limpo e seco até que a superfície da madeira esteja seca. Passe os dedos na madeira para sentir se está seca ou não
- aguarde a cura do óleo para colocar a peça em uso
No passo 1, se preferir você pode lixar a madeira direto com uma lixa mais grossa para remover o excesso de óleo sem molhar com aguarrás antes.
Faz alguns dias que apliquei o óleo e o cheiro está forte. Por quê?
Porque o óleo não está curado. Isso pode acontecer quando:
- há excesso de óleo que não foi removido
- não há ventilação suficiente
- está muito frio e a cura é mais lenta
- há muita umidade no ar e a cura é mais lenta
- o óleo foi aplicado em madeira úmida e não vai curar
Caso já tenha passado 4-5 dias da aplicação, é preciso remover o óleo da superfície da madeira conforme descrito acima. Se for menos tempo, tente acertar a ventilação, temperatura e umidade do ambiente.
Removi o excesso de óleo e ele está curando normalmente, mas apareçam alguns pontos brilhantes como se a madeira estivesse expulsando o óleo. Por quê?
Isso é normal, a madeira realmente pode expulsar um pouco do óleo aplicado. Em madeiras resinosas isso é mais comum. Algumas vezes isso acontece quando a madeira é aquecida (imagine a madeira exposta ao sol apenas depois da aplicação do óleo).
Basta passar um pano seco e limpo para secar a madeira. Se estiver pegajoso, trate como excesso de óleo e proceda conforme descrito acima apenas nos pontos onde o óleo foi expulso da madeira e está pegajoso.
Apliquei óleo e surgiram manchas esbranquiçadas. O que fazer?
O surgimento de manchas esbranquiçadas em um acabamento a óleo geralmente indica que a camada final não curou corretamente. As duas causas principais para isso são a presença de umidade e o excesso de óleo que não foi removido.
A umidade é um fator muito provável, especialmente em peças externas. Isso pode ocorrer ao aplicar o óleo sobre a madeira ainda úmida por dentro, mesmo que pareça seca ao toque. A alta umidade do ar também interfere na cura, assim como a condensação noturna (orvalho) que se forma sobre a superfície de decks quando a temperatura cai, prendendo umidade no acabamento. O excesso de óleo que não foi completamente removido também pode resultar em uma camada superficial pegajosa e opaca, com aparência manchada.
Para corrigir, é preciso remover a camada comprometida conforme descrito acima.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.